Monitor Solar >> Observatório >> Coroa Solar C2
Imagem
Coroa Solar C2
Satélite SOHO/NASA/ESA
Hora Atual
(O horário da imagem esta em GMT)
Sobre a imagem:

O LASCO (Large Angle Spectrometric Coronagraph ou Coronógrafo Espectrométrico de Ângulo Amplo) é um equipamento instalado no satélite Soho que utiliza um disco bloqueador para capturar imagens da coroa solar.

Ocasionalmente, uma ejeção de massa coronal(explosão solar) pode ser vista sendo expelida para fora do Sol e cruzando o campo de visão da imagem.

A posição exata do sol é indicada nas imagens pelo círculo branco.

O que é Coroa Solar?

Coroa solar (também chamada de coroa branca ou coroa de Fraunhoffer) é o envoltório luminoso do Sol constituído de plasma com aproximadamente dois milhões de graus celsius. A elevada temperatura provoca uma reação constante dos átomos que a compõem e que provavelmente produz o vento solar, que é definido como um fluxo contínuo de partículas carregadas ionicamente que influem inclusive no clima terrestre. As partículas Coroa solar podem ser elétrons e prótons além de sub-partículas ou subatômicas.

O que é Ejeção de Massa Coronal?

É a ejeção de material da coroa solar, geralmente observado através de um coronógrafo. O material ejetado é plasma, primariamente elétrons e prótons, com pequenas quantidades de materiais mais pesados tais como hélio, oxigênio e ferro.

O que é SOHO? Para que ele serve?

O SOHO(Solar and Heliospheric Observatory ou Observatório Solar e Heliosférico) é um satélite que leva consigo doze instrumentos que foram fornecidos por cientistas europeus e americanos, é um projeto internacional de colaboração entre a ESA e a NASA para estudar o Sol.

Nove dos instrumentos de consórcio internacional são conduzidas pelos principais centros de pesquisa europeus e três por principais centros de pesquisa nos EUA.

Grandes equipes de engenharia e mais de 200 co-pesquisadores de diversas instituições apoiaram os principais centros no desenvolvimento dos instrumentos e na preparação das suas operações e análise de dado

A NASA foi responsável pelo lançamento e é agora responsável pelas operações da missão.

O SOHO foi lançado ao espaço em 2 de dezembro de 1995.
Monitor Global - Desde 2010 - Marcos T. P. Godoy
"A curiosidade é mais importante do que o conhecimento." - Albert Einstein