Índice UV



Sobre a imagem:

A imagem acima mostra os índices de radiação UV em todo o mundo, atualizados diariamente.

O índice UV é um padrão internacional de medida criado para determinar o nível de radiação ultravioleta (UV) do sol em um determinado local em um determinado dia. 

Sua principal finalidade é ajudar as pessoas a se protegerem de forma eficaz contra a exposição a radiação ultravioleta, que pode após uma exposição excessiva causar queimaduras graves, lesões oculares, envelhecimento da pele e câncer.

O que é Radiação Ultravioleta (UV)?

A radiação ultravioleta (UV) é a radiação eletromagnética ou os raios ultravioleta com um comprimento de onda menor que a da luz visível e maior que a dos raios X, de 380 nm a 1 nm. O nome significa mais alta que (além do) violeta (do latim ultra), pelo fato que o violeta é a cor visível com comprimento de onda mais curto e maior frequência.

A radiação UV pode ser subdividida em UV próximo (comprimento de onda de 380 até 200 nm - mais próximo da luz visível), UV distante (de 200 até 10 nm) e UV extremo (de 1 a 31 nm).

No que se refere aos efeitos à saúde humana e ao meio ambiente, classifica-se como UVA (400 – 320 nm, também chamada de "luz negra" ou onda longa), UVB (320–280 nm, também chamada de onda média) e UVC (280 - 100 nm, também chamada de UV curta ou "germicida"). A maior parte da radiação UV emitida pelo sol é absorvida pela atmosfera terrestre. A quase totalidade (99%) dos raios ultravioleta que efetivamente chegam a superfície da Terra são do tipo UV-A. A radiação UV-B é parcialmente absorvida pelo ozônio da atmosfera e sua parcela que chega à Terra é responsável por danos à pele. Já a radiação UV-C é totalmente absorvida pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera.

Como utilizar o índice?

Confira abaixo os índices , seu grau de intensidade e recomendações para proteção:



BAIXO (até 2) :
Nenhum perigo para a maioria das pessoas.
Utilize óculos de sol em dias claros, recomenda-se o uso de protector solar se você tiver a pele muito clara.

MODERADO (de 3 a 5):
Pequeno risco de queimadura se exposição ao sol sem proteção.
Utilize óculos de sol e filtro solar FPS 30 +, cobrir o corpo com roupas e um chapéu, e procurar uma sombra ao meio-dia quando o sol é mais intenso.

ALTO (de 6 a 7):
Alto risco de queimadura se exposição ao sol sem proteção.
Utilize óculos de sol e filtro solar FPS 30 +, cobrir o corpo com roupas que protegem do sol e um chapéu de abas largas, e reduzir o tempo no sol de duas horas antes e três horas após o meio dia solar (cerca de 11:00 - 16:00 durante o verão nas zonas que utilizam o horário de verão).

MUITO ALTO (de 8 a 10): 
Altíssimo risco de queimadura se exposição ao sol sem proteção.
Utilize filtro solar FPS 30 +, uma camisa, óculos escuros e um chapéu. Não ficar no sol por muito tempo.

EXTREMO (acima de 11 ):
Risco extremo de queimadura, a exposição ao sol sem proteção se torna extremamente perigosa..
Tomar todas as precauções, incluindo: utilize óculos de sol e filtro solar FPS 30 +, cobrir o corpo com uma camisa de manga comprida e calças, usar um chapéu muito amplo, e evitar o sol de duas horas antes e três horas após o meio dia solar. (cerca de 11:00 - 16:00 durante o verão nas zonas que utilizam ohorário de verão).

Fonte: Francis Rouessac and Annick Rouessac; Chemical Analysis, Modern Instrumentation Methods and Techniques; John Wiley & Sons, 2000, p189.


Monitor Global - Desde 2010 - Marcos T. P. Godoy
"A curiosidade é mais importante do que o conhecimento." - Albert Einstein