Sobre a imagem:
O HMI (Helioseismic Magnetic Imager ou Imageador Magnético Heliosísmico) é um equipamentos que captura imagens continuum perto da linha de Ni I 6173 Angstrom.
O objetivo principal desta imagem é a analise das manchas solares.
Uma mancha solar é uma região onde ocorre uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol, estando intimamente relacionadas ao seu campo magnético, cuja intensidade média é de 1 Gauss, chegando a milhares de Gauss próximo a elas. Quanto maior sua quantidade, maiores são as alterações na ionosfera terrestre, influindo nas comunicações de rádio no planeta Terra.
As manchas solares são de coloração avermelhada, e não negras como as enxergamos. Esta ilusão de óptica se dá por causa do contraste com as regiões vizinhas.
As manchas podem surgir isoladas ou em grupos, o campo magnético associado é bem mais intenso no período conhecido como ciclo solar (de onze anos). O tamanho das manchas solares é bem diversificado, geralmente maiores que o nosso planeta. Elas são medidas em termos de milionésimos da área visível do Sol. Uma mancha é considerada grande quando mede entre 300 e 500 milionésimos do disco solar. A maior já registrada foi em 1947, com 6.132 milionésimos - quase 1/7 do disco solar.
O que é SOHO? Para que ele serve?
O SOHO(Solar and Heliospheric Observatory ou Observatório Solar e Heliosférico) é um satélite que leva consigo doze instrumentos que foram fornecidos por cientistas europeus e americanos, é um projeto internacional de colaboração entre a ESA e a NASA para estudar o Sol.
Nove dos instrumentos de consórcio internacional são conduzidas pelos principais centros de pesquisa europeus e três por principais centros de pesquisa nos EUA.
Grandes equipes de engenharia e mais de 200 co-pesquisadores de diversas instituições apoiaram os principais centros no desenvolvimento dos instrumentos e na preparação das suas operações e análise de dados.
A NASA foi responsável pelo lançamento e é agora responsável pelas operações da missão.
O SOHO foi lançado ao espaço em 2 de dezembro de 1995.